RELATÓRIO DA OCDE SOBRE O ENADE E PESQUISAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

  • Andrea Borges Bottino
Palavras-chave: Educação superior, Enade, Pesquisas científicas, OCDE, Indicadores de qualidade

Resumo

Este artigo objetiva analisar alguns dados do relatório elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, em 2018, sobre a política de educação superior brasileira, articulando-os aos resultados de pesquisas acadêmicas sobre o tema. A OCDE foi contratada pelo Ministério da Educação para realizar uma avaliação acerca do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), dando origem ao Relatório Repensando a Garantia de Qualidade para o Ensino Superior no Brasil. A reflexão toma como referência o Capítulo 5 do documento intitulado Assegurar e promover a qualidade dos programas de graduação existentes, que analisa o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), um dos componentes do Sinaes. A discussão parte de duas premissas: (i) a ideia de que as pesquisas acadêmicas contribuem para a formulação da política para a educação superior; (ii) devido à heterogeneidade do sistema brasileiro de educação superior, a OCDE pode não ser capaz de dar as respostas necessárias para a melhoria de qualidade dessa etapa da educação. Conclui-se que pesquisas acadêmicas brasileiras enfatizam o que está explícito no relatório, demostrando as insuficiências e os limites do Enade como instrumento de avaliação e, para superá-las, o Estado deve desenvolver mecanismos avaliativos para mediar sua qualidade.

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Publicado
2021-11-24
Como Citar
Bottino, A. B. (2021). RELATÓRIO DA OCDE SOBRE O ENADE E PESQUISAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. <font color="#A31C25">Revista FORGES </Font&gt;, 7(2), 87 - 105. Obtido de https://www.revistaforges.pt/index.php/revista/article/view/178
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ARTIGOS