O ENSINO A DISTÂNCIA E A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS: EFEITOS NA DINÂMICA FORMATIVA EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR

  • Carlos Borralho Instituto Politécnico de Beja
  • Sandra Saúde Instituto Politécnico de Beja
Palavras-chave: Dinâmica formativa; Ensino a Distância; Ensino Superior; Proteção de dados

Resumo

Este artigo sistematiza desafios que se colocam na relação entre Ensino a Distância (EaD) e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). O EaD pode recorrer a múltiplas ferramentas, com particular relevo para as tecnologias digitais. Tais tecnologias facilitam a recolha de dados, entre os quais os dados pessoais.  Mas essa recolha, conservação e uso de dados é limitada, por poder comprometer a privacidade dos envolvidos, enquanto pode ser igualmente fundamental para o aumento da eficácia formativa, se entendida enquanto a capacidade de disponibilizar recursos pedagógicos alinhados com o processo de aprendizagem de cada estudante. Foram alvo de análise de conteúdo os artigos indexados na EBSCO, SCOPUS e Google Académico, que exploram a relação entre EaD e RGPD, no ensino superior, publicados a partir de 2016. A revisão de literatura permitiu sistematizar os efeitos resultantes da regulamentação de proteção de dados na dinâmica formativa. Destacam-se as limitações impostas pelo RGPD quanto à minimização da recolha de dados pessoais, à necessidade de consentimento informado, as restrições à mineração de dados e Learning Analytics, bem como os problemas acrescidos que a RGPD coloca nos momentos de avaliação da aprendizagem em formato EaD.

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Publicado
2021-11-24
Como Citar
Borralho, C., & Saúde, S. (2021). O ENSINO A DISTÂNCIA E A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS: EFEITOS NA DINÂMICA FORMATIVA EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR. <font color="#A31C25">Revista FORGES </Font&gt;, 7(2), 24 - 43. Obtido de https://www.revistaforges.pt/index.php/revista/article/view/133
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ARTIGOS